De 25 a 31 de Julho: “Semana de Arte de Mairiporã”
Mairiporã – uma pequena e acolhedora cidade a poucos quilômetros de São Paulo – mostra sua vontade de entrar para o calendário cultural do Estado. Entre os propósitos do evento estão a formação de novos públicos para o mundo da cultura a partir da motivação e envolvimento de sua população na produção cultural e o desenvolvimento, sobretudo na população jovem, de suas potencialidades artísticas através de expressões culturais próprias.
A I Semana de Arte de Mairiporã, entre os dias 25 e 31 de julho deste ano é uma inciativa da ArteMatriz Soluções Culturais com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Mairiporã, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes e ocorrerá no Centro Educacional de Mairiporã. A participação nos eventos será inteiramente gratuita.
Os concertos de música instrumental estarão a cargo de diferentes grupos de música de câmara. O Via Brasil Quinteto formado por dois trompetes, trompa, trombone e tuba, é conhecido por sua versatilidade tanto na execução dos vários gêneros musicais (música erudita e popular, barroco e moderno, música brasileira, jazz e outros) quanto na criação de diferentes tipos de sons.Outro grupo que se apresentará na Semana de Arte de Mairiporã é a Banda Paralela. Totalmente acústica e com formação básica de cinco sopros e duas percussões, ela procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um traço inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular. Dualidade que vira coerência a partir de arranjos criativos em repertório insinuante, alegre e inventivo. Irreverência e a versatilidade também visíveis nos figurinos dos músicos, cujos trajes lembram os uniformes coloridos de velhas bandas. O show da Paralela é descontração e humor, mas principalmente o virtuosismo dos músicos e a interação com o público.
Estarão presentes também em Mairporã, Neymar Quarteto – quarteto de cordas; Madeira de Vento – quinteto de clarinetes; Opus Brasil Ensemble – grupo de cordas e sopros; Oficina de Circo com a Troupe Guezà (acrobacia e malabares); Oficina Ouvir e Contar Histórias (para adultos); Narração de Histórias com Mirela Estelles.
Uma jornada fotográfica, com André Douek, tem como objetivo registrar, resgatar e valorizar o patrimônio e o cotidiano da cidade de Mairiporã.